Pular para o conteúdo principal

Evite o desperdício de água: como identificar vazamentos inoportunos

Vazamento de água é um transtorno. Além de ocasionar prejuízo por corrosão de material, caso dure muito tempo, também prejudica a estética de sua casa ou condomínio, uma vez que pode gerar infiltrações sérias se não encontrado em tempo.
Estes prejuízos somam-se ao aumento do custo na conta de água, que onera os bolsos do consumidor em valores que chegam a 25%, dependendo do tipo de vazamento que ocorre na construção.
Por esses motivos, é imprescindível que se evite o desperdício de água. Mas não só através do racionamento e do uso consciente. É necessário também que práticas de manutenção sejam permanentes, para garantir o bom funcionamento de todo seu sistema hidráulico.

Caça vazamentos de água

Como curiosidade, segundo a concessionária responsável pelo saneamento básico de São Paulo (o que equivaleria à nossa Cedae), a boca da torneira gotejando desperdiça 46 litros de água por dia ou mais de mil litros por mês. Da mesma maneira, um pequeno buraco de 2 milímetros no encanamento é responsável pela perda de 3,2 mil litros de água por dia. No entanto, identificar vazamentos pode não ser tão fácil como os descritos acima. Por isso, residências e, até mesmo, condomínios não sabem quantificar a água desperdiçada no mês em suas habitações. No site da Cedae, você pode conhecer melhor a estrutura de sua conta para ter um melhor controle de seus gastos.
Para aqueles vazamentos que não afloram à superfície, alguns testes através do relógio de água (hidrômetro) e da caixa d’água podem ser feitos para descobri-los. No entanto, ao detectá-los, a presença de mão de obra especializada deverá ser contratada para garantir um serviço profissional e seguro.
Atualmente, existem empresas que dispõem de tecnologia moderna, específica para o trabalho de caça vazamento, que o detectam desde a piscina, passando por encanamentos, até o vaso sanitário, como a Bontec.

Associada ao Green Build Council, a Bontec é uma companhia familiar que oferece segurança, conforto, inovação, experiência e serviço especializado em manutenção hidráulica para condomínios e residências; para o comércio e para a indústria. Com mais de 70 anos de história, a Bontec também tem especialidade em gerenciamento de obras e em outras especialidades de reforma. Conheça mais sobre nossos serviços acessando nosso site. Venha nos conhecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contrate uma empresa especializada para fazer a instalação do aquecedor a gás

No inverno todo mundo quer tomar um banho quentinho, né? Por isso, a procura por aquecedores a gás aumenta. Se você já comprou o seu aparelho, é importante que chame a Bontec, uma empresa especializada, para fazer a instalação e garantir que tudo será feito dentro das normas de segurança e sem correr nenhum risco. Durante o processo de instalação, alguns procedimentos são essenciais. O primeiro é verificar a procedência de todos os componentes do sistema, como válvulas termostáticas, controladores de pressão, registros e conexões de entrada e saída. Dê preferência aos materiais de marcas conhecidas e que tenham o selo do Inmetro, que comprova qualidade e segurança. Também é muito importante que durante a utilização do aparelho você siga as recomendações do fabricante à risca e não mexa em nenhum dispositivo desconhecido. Afinal, estamos falando de um sistema a gás, e seu uso incorreto pode causar vazamentos que podem acarretar em acidentes graves. Certifique-se, portanto, de

Aprenda a identificar vazamentos de água em casa

Muitas vezes o vazamento de água é imperceptível, mas causa um grande transtorno. Com alguns testes simples é possível identificar o vazamento. Confira: -        Deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Vá até o relógio de água, o hidrômetro, e anote o número que aparece. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa; -        Feche o registro na parede, abra uma torneira alimentada diretamente pela rede (pode ser a do tanque) e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede; -        Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche bem a torneira de boia da caixa, impedindo a

Evite que seu aquecedor a gás desligue no meio do banho

Uma das reclamações mais comuns das pessoas que utilizam aquecedores a gás é que o aparelho desliga no meio do banho ou que a temperatura oscila demais. Em ambos os casos o problema está no desequilíbrio hidráulico, que é uma diferença acentuada de pressão da água durante o momento de mistura natural que ocorre entre a água quente e a água fria.  Para evitar que isso ocorra, é preciso regular a temperatura correta no aquecedor. É comum as pessoas configurarem uma temperatura mais elevada, depois misturar água fria para achar a temperatura mais confortável para o banho.  No entanto, isso é ruim porque, além de causar o desequilíbrio hidráulico, também acarreta em desperdício de gás, já que dessa maneira você estará esquentando a água a uma temperatura superior ao de uso para depois resfriá-la. Por isso, o ideal é abrir todo o registro de água quente e misturar o mínimo de água fria possível.