Pular para o conteúdo principal

Aprenda a identificar vazamentos de água em casa





Muitas vezes o vazamento de água é imperceptível, mas causa um grande transtorno. Com alguns testes simples é possível identificar o vazamento. Confira:

-       Deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Vá até o relógio de água, o hidrômetro, e anote o número que aparece. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa;

-       Feche o registro na parede, abra uma torneira alimentada diretamente pela rede (pode ser a do tanque) e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede;

-       Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche bem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de água. Marque, na própria caixa, o nível da água e verifique, após uma hora, se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d”água.

-       Feche o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da boia. Marque no reservatório o nível da água e, após uma hora, verifique se ele baixou. Se isso ocorreu, há vazamento nas paredes do reservatório ou nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.

-       Se a torneira pinga enquanto fecha, o vazamento é certo. Quando isso acontecer, troque o vedante. Uma torneira que goteja chega a desperdiçar 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.130 litros por mês.

-       Depois de passar o café, faça o teste: jogue borra de café no vaso sanitário, se não há vazamento, a borra de café deve ficar depositada no fundo do vaso. Caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.



Feito os testes acima e você identificar vazamentos, chame os profissionais qualificados da Bontec. Estamos sempre prontos para resolver os problemas da sua casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contrate uma empresa especializada para fazer a instalação do aquecedor a gás

No inverno todo mundo quer tomar um banho quentinho, né? Por isso, a procura por aquecedores a gás aumenta. Se você já comprou o seu aparelho, é importante que chame a Bontec, uma empresa especializada, para fazer a instalação e garantir que tudo será feito dentro das normas de segurança e sem correr nenhum risco. Durante o processo de instalação, alguns procedimentos são essenciais. O primeiro é verificar a procedência de todos os componentes do sistema, como válvulas termostáticas, controladores de pressão, registros e conexões de entrada e saída. Dê preferência aos materiais de marcas conhecidas e que tenham o selo do Inmetro, que comprova qualidade e segurança. Também é muito importante que durante a utilização do aparelho você siga as recomendações do fabricante à risca e não mexa em nenhum dispositivo desconhecido. Afinal, estamos falando de um sistema a gás, e seu uso incorreto pode causar vazamentos que podem acarretar em acidentes graves. Certifique-se, portanto, de

Evite que seu aquecedor a gás desligue no meio do banho

Uma das reclamações mais comuns das pessoas que utilizam aquecedores a gás é que o aparelho desliga no meio do banho ou que a temperatura oscila demais. Em ambos os casos o problema está no desequilíbrio hidráulico, que é uma diferença acentuada de pressão da água durante o momento de mistura natural que ocorre entre a água quente e a água fria.  Para evitar que isso ocorra, é preciso regular a temperatura correta no aquecedor. É comum as pessoas configurarem uma temperatura mais elevada, depois misturar água fria para achar a temperatura mais confortável para o banho.  No entanto, isso é ruim porque, além de causar o desequilíbrio hidráulico, também acarreta em desperdício de gás, já que dessa maneira você estará esquentando a água a uma temperatura superior ao de uso para depois resfriá-la. Por isso, o ideal é abrir todo o registro de água quente e misturar o mínimo de água fria possível.