Pular para o conteúdo principal

Aprenda a identificar vazamentos de água em casa





Muitas vezes o vazamento de água é imperceptível, mas causa um grande transtorno. Com alguns testes simples é possível identificar o vazamento. Confira:

-       Deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Vá até o relógio de água, o hidrômetro, e anote o número que aparece. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa;

-       Feche o registro na parede, abra uma torneira alimentada diretamente pela rede (pode ser a do tanque) e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede;

-       Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche bem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de água. Marque, na própria caixa, o nível da água e verifique, após uma hora, se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d”água.

-       Feche o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da boia. Marque no reservatório o nível da água e, após uma hora, verifique se ele baixou. Se isso ocorreu, há vazamento nas paredes do reservatório ou nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.

-       Se a torneira pinga enquanto fecha, o vazamento é certo. Quando isso acontecer, troque o vedante. Uma torneira que goteja chega a desperdiçar 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.130 litros por mês.

-       Depois de passar o café, faça o teste: jogue borra de café no vaso sanitário, se não há vazamento, a borra de café deve ficar depositada no fundo do vaso. Caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.



Feito os testes acima e você identificar vazamentos, chame os profissionais qualificados da Bontec. Estamos sempre prontos para resolver os problemas da sua casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Condomínios não sabem quantificar a água desperdiçada

Pesquisa realizada pelo Green Nation, revela que a população carioca pouco entende sobre sustentabilidade. Isso porque, 85% dos entrevistados entendem a necessidade de fechar a torneira para economizar água, ou desligar o interruptor para economizar energia. Entretanto, não sabem precisar quantos litros de água usam diariamente para as necessidades básicas. O desperdício de água é muito comum nos condomínios, onde os vazamentos em áreas comuns onera muito a conta de água dos prédios.  Mais de 40% do consumo registrado nos hidrômetros referem-se ao desperdício de água. Um exemplo, é que se uma válvula de uma descarga estiver desregulada, ela pode esvaziar uma caixa d´àgua em 30 minutos. São litros e mais litros desperdiçados. Imagine isso em vários apartamentos ao mesmo tempo? Um gasto exorbitante para os moradores.   Outra questão importante, é que a maioria dos vazamentos que causam infiltrações são  tubulações antigas, feitas em ferro que sofreram o desgaste natural

Evite o desperdício de água: como identificar vazamentos inoportunos

Vazamento de água é um transtorno. Além de ocasionar prejuízo por corrosão de material, caso dure muito tempo, também prejudica a estética de sua casa ou condomínio, uma vez que pode gerar infiltrações sérias se não encontrado em tempo. Estes prejuízos somam-se ao aumento do custo na conta de água, que onera os bolsos do consumidor em valores que chegam a 25%, dependendo do tipo de vazamento que ocorre na construção. Por esses motivos, é imprescindível que se evite o desperdício de água. Mas não só através do racionamento e do uso consciente. É necessário também que práticas de manutenção sejam permanentes, para garantir o bom funcionamento de todo seu sistema hidráulico. Caça vazamentos de água Como curiosidade, segundo a concessionária responsável pelo saneamento básico de São Paulo (o que equivaleria à nossa Cedae), a boca da torneira gotejando desperdiça 46 litros de água por dia ou mais de mil litros por mês. Da mesma maneira, um pequeno buraco de 2 milímetros no enca