Pular para o conteúdo principal

Condomínios não sabem quantificar a água desperdiçada




Pesquisa realizada pelo Green Nation, revela que a população carioca pouco entende sobre sustentabilidade. Isso porque, 85% dos entrevistados entendem a necessidade de fechar a torneira para economizar água, ou desligar o interruptor para economizar energia. Entretanto, não sabem precisar quantos litros de água usam diariamente para as necessidades básicas. O desperdício de água é muito comum nos condomínios, onde os vazamentos em áreas comuns onera muito a conta de água dos prédios. 

Mais de 40% do consumo registrado nos hidrômetros referem-se ao desperdício de água. Um exemplo, é que se uma válvula de uma descarga estiver desregulada, ela pode esvaziar uma caixa d´àgua em 30 minutos. São litros e mais litros desperdiçados. Imagine isso em vários apartamentos ao mesmo tempo? Um gasto exorbitante para os moradores.  

Outra questão importante, é que a maioria dos vazamentos que causam infiltrações são  tubulações antigas, feitas em ferro que sofreram o desgaste natural do tempo.
Fazer campanhas educativas sobre o consumo de água, alertar sobre o perigo de fazer perfurações nas paredes da cozinha ou banheiro para colocação de  móveis, contribuem para evitar desperdício e evitar acidentes.. 

A Bontec criou e desenvolveu o Saúde Predial Plus. Um plano que visa a economia e redução do valor da conta de água. Em parceria com o síndico e os moradores, desenvolvemos ações e correções para que cesse o desperdício de água no seu condomínio.
Conheça nossos planos. Temos o melhor custo benefício. Funcionários uniformizados e bem treinados.

Ligue para nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contrate uma empresa especializada para fazer a instalação do aquecedor a gás

No inverno todo mundo quer tomar um banho quentinho, né? Por isso, a procura por aquecedores a gás aumenta. Se você já comprou o seu aparelho, é importante que chame a Bontec, uma empresa especializada, para fazer a instalação e garantir que tudo será feito dentro das normas de segurança e sem correr nenhum risco. Durante o processo de instalação, alguns procedimentos são essenciais. O primeiro é verificar a procedência de todos os componentes do sistema, como válvulas termostáticas, controladores de pressão, registros e conexões de entrada e saída. Dê preferência aos materiais de marcas conhecidas e que tenham o selo do Inmetro, que comprova qualidade e segurança. Também é muito importante que durante a utilização do aparelho você siga as recomendações do fabricante à risca e não mexa em nenhum dispositivo desconhecido. Afinal, estamos falando de um sistema a gás, e seu uso incorreto pode causar vazamentos que podem acarretar em acidentes graves. Certifique-se, portanto, de

Evite que seu aquecedor a gás desligue no meio do banho

Uma das reclamações mais comuns das pessoas que utilizam aquecedores a gás é que o aparelho desliga no meio do banho ou que a temperatura oscila demais. Em ambos os casos o problema está no desequilíbrio hidráulico, que é uma diferença acentuada de pressão da água durante o momento de mistura natural que ocorre entre a água quente e a água fria.  Para evitar que isso ocorra, é preciso regular a temperatura correta no aquecedor. É comum as pessoas configurarem uma temperatura mais elevada, depois misturar água fria para achar a temperatura mais confortável para o banho.  No entanto, isso é ruim porque, além de causar o desequilíbrio hidráulico, também acarreta em desperdício de gás, já que dessa maneira você estará esquentando a água a uma temperatura superior ao de uso para depois resfriá-la. Por isso, o ideal é abrir todo o registro de água quente e misturar o mínimo de água fria possível.

Aprenda a identificar vazamentos de água em casa

Muitas vezes o vazamento de água é imperceptível, mas causa um grande transtorno. Com alguns testes simples é possível identificar o vazamento. Confira: -        Deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Vá até o relógio de água, o hidrômetro, e anote o número que aparece. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa; -        Feche o registro na parede, abra uma torneira alimentada diretamente pela rede (pode ser a do tanque) e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede; -        Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche bem a torneira de boia da caixa, impedindo a